Códigos de Casa II



A mais ilustre leitora desse blog, minha mãe, enviou duas histórias esquecidas por essa autora.

Quando éramos pequenos morávamos em uma casa com pátio espetacular em Jaguarão. Goiabeiras, laranjeiras, horta. Corríamos, brincávamos. Foi a casa de nossos sonhos. Saímos de lá eu com 6 e meu irmão com 9. Fomos para São Lourenço do Sul, para uma casa com uma pequena área de concreto. Após alguns dias, feita a mudança e a casa organizada, meu irmão já cansado de esperar pergunta: "mãe, quando chega o caminhão da mudança com o pátio?". Tadinho. Virou código lá de casa.
A outra contribuição, mais engraçada, diz respeito a uma de nossas brigas. Minha vontade era escrever uma série "as brigas láde casa", pois elas eram fantásticas! Imaginem 3 filhos, 2 mulheres, 1 homem. Muito intenso tudo. Bem, minha mãe amada sempre trabalhou muito e mesmo vivendo em São Lourenço dava aulas, semanalmente, na UNiSiNOS em São Leopoldo. Pegava ônibus, viajava 2 horas depois mais uma e voltava. Chegava de madrugada de volta, descia na estrada (o ônibus ia para Pelotas) e pegava um taxi para casa. 
A prima Ana, cuidava de nós todos. Segundo a Ana, naquela noite eu fiz para ela o maior palavrão de todos com as mãos. Uma tal de figa aberta (era a intensão manifesta do palavrão). Não sabemos, hoje em dia, se eu fiz ou não a tal figa. A Ana fez um bilhete e grudou na porta de casa contando: a Monalisa fez isso, isso e aquilo. Eu, com 6 anos e alfabetizada pela própria Ana, fiz outro bilhete e colei na primeira porta (sacam essas casas com uma porta, um pequeno corredor e outra porta?). O que dizia no bilhete? "Mãe, na próxima porta encontraras um bilhete dizendo isso, isso e aquilo. Por favor, não acredita. Obrigada". Pronto. Virou código. 
Mas eu realmente imagino que fosse exagero da Ana. Por que? Porque uma vez, a Sabrina bateu com uma vassoura na perna dela e ela ficou atirada no chão sete horas com a vassoura ao lado para minha mãe ver a agressão sofrida. Como não achar que o bilhete era exagerado? Kkk
Minha reflexão hoje foi de que os bilhetes na minha vida já foram mais ingênuos e brincalhões. Um grande abraço e até a próxima! 😘

Comentários

Postagens mais visitadas